quarta-feira, 12 de julho de 2017

Papa Francisco acolhe renúncias apresentadas por dois bispos brasileiros

Brasília (Quarta-feira, 12-07-2017, Gaudium Press)O Papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 12 de julho, através da Nunciatura Apostólica no Brasil, que acolheu o pedido de renúncia apresentado pelos bispos Dom Manoel dos Reis de Farias, da Diocese de Petrolina (PE), e Dom Afonso Fioreze, da Diocese de Luziânia (GO).
As renúncias estão em conformidade com o Código de Direito Canônico, que estabelece a decisão por motivos de idade.
Dom Manoel dos Reis de Farias
Nascido em Orobó, no Pernambuco, estudou Filosofia no Instituto Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, e Teologia no monastério São Bento, ambos no Rio de Janeiro.
Papa Francisco acolhe renúncias apresentadas por dois bispos brasileiros.jpg
Mais tarde, Dom Manoel ordenou-se sacerdote em 6 de janeiro de 1983 em Orobó. Em Nazaré, no Pernambuco, já como presbítero, foi reitor da Casa de Formação (1985-1986); pároco da Paróquia de São Sebastião, em Machados (1988-1990); pároco da Igreja Divino Espírito Santo, em Pau de Alho (1990-2001); diretor espiritual dos seminaristas maiores (1990-2001) e membro do colégio dos consultores.
Em 8 de agosto de 2001 foi eleito bispo de Patos, na Paraíba, e recebeu a consagração episcopal em 10 de outubro do mesmo ano. Dez anos depois, foi nomeado para a Diocese de Petrolina, no Pernambuco, pelo então Papa Bento XVI. Seu lema episcopal é "Servir na Unidade".
Dom Afonso Fioreze
Papa Francisco acolhe renúncias apresentadas por dois bispos brasileiros (2).png
Desde 1993, o religioso exercia sua profissão religiosa em Porto das Caixas, Itaboraí, Rio de Janeiro, como pároco e reitor do Santuário de Jesus Crucificado.
Oriundo de Rio Branco do Sul, no Paraná, ingressou no Seminário de Jesus Crucificado, no município paranaense de Colombo, e mais tarde, foi transferido para o Seminário São Gabriel da Virgem Dolorosa, em Osasco, São Paulo. Lá, concluiu o segundo grau.
Em fevereiro de 1964 fez a profissão religiosa na Congregação da Paixão de Jesus Crucificado (Passionista), em Colombo. Em seguida, cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Teologia no Instituto de Teologia de Curitiba.
Dom Afonso ordenou-se sacerdote em 26 de junho de 1970, em Rio Branco do Sul, e foi nomeado pelo Papa João Paulo II para a Diocese goiana de Luziânia em 2003. "A paixão de Cristo nos impulsiona" é como intitula-se seu lema episcopal. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário